Os laboratórios Centrolab, Fácil e Pasteur oferecem a seus clientes o que há de mais moderno e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer de colo de útero.
Nesse sentido, apresentam a citologia em meio líquido, um método de preparação de amostras para exame de citopatologia cujo objetivo é aumentar a sensibilidade e especificidade do exame Papanicolaou, com a vantagem do mesmo material ser utilizado para vários outros exames de interesse da saúde da mulher.
A amostra é coletada de forma similar a citologia convencional, no entanto, ao invés de ser aplicada diretamente em lâmina de vidro, a ponta da escova é colocada em solução conservante (meio líquido).
O material é homogeneizado, otimizando o espalhamento das células durante o preparo das lâminas e pode ainda, ser utilizado para outras investigações e testes diagnósticos, tais como pesquisa de HPV, fungos, DSTs, dentre outros
Os Laboratórios Centrolab, Fácil e Pasteur disponibilizam kits para coleta de citologia em meio líquido contendo frascos com líquido para preservação com escova com cabeças destacáveis, específicas para a coleta em consultório médico.
As Vantagens da colpocitologia em meio líquido mais importantes são:
• Procedimento de coleta mais rápido, pois não precisa preparação de esfregaço em lâmina. A ponta da escova é acondicionada dentro do frasco com o meio líquido;
• Redução da presença de interferentes no material a ser analisado;
• Possibilidade de utilização da amostra para realização de testes moleculares (como: genotipagem de HPV e pesquisas Chlamydia trachomatis, Mycoplasma genitalium, Mycoplasma hominis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis, Ureaplasma parvum, Ureaplasma urealyticum e Herpes;
• Redução dos casos falso-negativos;
• 100% da amostra coletada é utilizada para a realização da análise;
• Manutenção da estabilidade da amostra por até 60 dias após a coleta, tanto para o estudo citológico como para o diagnóstico molecular de infecção pelo HPV.